> Edições Anteriores > Vitória que rege > NATUREZA MEDICINAL

Segunda, 07 de agosto de 2017

Ecologicamente calêndula

Originária do Velho Continente, a calêndula é uma flor que pode auxiliar no tratamento de aftas, acne, assaduras dos bebês e cicatrização em geral

Marcos Guião - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
Carrear um cesto de calêndulas é algo inesquecível. Foto: Marcos Guião

Carrear um cesto de calêndulas é algo inesquecível. Foto: Marcos Guião

No mais das vezes, trago pra cá prosa de raizada vivida lá no Cerrado, com presença de meu amigo e irmão Chico da Mata, dos cuidados maternais de Maria do Céu, ou ainda de muitas outras gentes que dividem comigo suas sabedorias calcadas na vivência do simples sertanejo.

Desta vez trago flores para também enfeitar a centésima edição da Revista Ecológico. Flores semeadas, transplantadas, colhidas e oferecidas aos muitos amigos e leitores que fazem da revista a razão de ser. Cada história tem seu mote e, neste momento, o ponto é dividir a alegria de fazer parte desta equipe que vem sustentando o sonho de fazer de nossa casa planetária um mundo melhor, mais humano, integrado ao grande plano do Criador. E, por isso mesmo, pleno de amorosidade.

Com o passar dos anos e das experiências vividas nas lidas do aprendizado com a natureza, vez por outra me rendo diante das belezuras que ela nos oferece gratuitamente, sem nada pedir a não ser contemplação e respeito. É o caso de indagar se você já teve a oportunidade de se sentar diante de um campo coberto dos encantos da calêndula (Calendula officinalis).

Se ainda não, procure um jeito de viver coisa desse tipo, é uma das experiências a serem perseguidas por qualquer vivente. Carrear um cesto de suas flores é tarefa pra num se deslembrar jamais, pois ela lava os zói e acalenta a alma, oferecendo-se faceira na singeleza de suas pétalas coloridas, que variam do amarelim quase branco até um laranja saturado.

Mas, afinal, que serventia tem tão refinada flor? Originária do Velho Continente, por aqui ela pede mais dengo e reclama capricho do trato e um olhar mais atento de seu cuidador. Sua fama maior é na reconstituição dos delicados tecidos da pele, que por algum motivo foi dilacerado, mas também é usada como anti-inflamatória nas aftas e outras mazelas da boca, fazendo-se bochechos. Na forma de gel, é a primeira escolha no tratamento da acne, assaduras dos bebês e cicatrização em geral. Para a mulherada que tem menstruação escassa, o uso interno do chá de suas flores resolve essa mazela.

Atrevo-me a dizer que até mesmo um coração despedaçado pela dor do amor pode tomar conforto com a calêndula, pois o belo ilumina a alma e dá brilho renovado ao olhar, trazendo novamente a alegria na observação dos pequenos mimos que compõem a teia da vida.

Tem muito trem bão nesse mundo, mas nada se compara à gratidão expressa no alívio de uma dor ou sofrimento através do simples. Por isso, convido todos e todas para que sigamos juntos, levando flores para confortar quem necessita e deseja renovar seu olhar para a vida.

Esse espaço é pequeno pra mudar muita coisa em tempos de tantas demandas, mas estejam certos de que a Ecológico não se afadiga de tentar, de batalhar, de sonhar em transformar nosso planeta num mundo melhor, mais justo e mais amoroso. Espero que vocês continuem nos acompanhando nessa empreitada.

Inté a próxima lua!  

 

Marcos Guião é jornalista e consultor em plantas medicinais

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição