> Edições Anteriores > Sangue Verde > Ensaio Fotográfico

Segunda, 06 de novembro de 2017

Um olhar sobre as cerejeiras

Fernanda Mann - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer

Joana Moreira é uma fotógrafa que tem a natureza como inspiração. E essa paixão por registrar as belezas naturais encontrou um ponto comum entre o Brasil e o “país do sol nascente”, do outro lado do mundo: a conexão, nas montanhas de Minas, com as cerejeiras originárias do Japão.

Conhecida como “sakurá”, essa espécie comum em regiões frias também viceja no Morro do Chapéu, condomínio vergel de Nova Lima (MG). E ilustra sua recente exposição, intitulada “Hanami/Mbotyra epiak: um olhar sobre flores”, na Casa Fiat de Cultura, na capital mineira.

A inspiração para esse trabalho ganhou força quando Joana conheceu o senhor Haruji Miura, hoje com 90 anos. Filho de japoneses e nascido no Brasil, ele vive no Morro do Chapéu, onde planta e gosta de espalhar, para a vizinhança, sementes de cerejeirasdo- Japão (Prunus serrulata). Como relata a fotógrafa:

“Certa vez, comecei a fotografar as cerejeiras do meu condomínio. Quando ouvi as notícias sobre ele, que morava a menos de 15 km de minha casa, entrei em contato para um chá.  Ao chegar lá, fiquei emocionada com aquele cenário. Não conseguia parar de fotografar e contemplar tamanha beleza. A ideia de uma exposição nascia ali, naquele instante”.

Na sua ótica, as cerejeiras sinalizam a confluência da tradição e paisagismo japonês com a nossa cultura e estética urbana. Confira, a seguir, a beleza dessas flores made in Minas:

 

Saiba mais

Quem é ela?

O amor da belo-horizontina Joana Moreira pela fotografia nasceu ainda na infância. Aos nove anos, ganhou uma câmera de presente do pai. Com 17, durante intercâmbio na Austrália, descobriu que podia trocar a disciplina de matemática por fotografia. Em época de câmeras analógicas também aprendeu a revelar, imprimir e fez sua primeira exposição, “Cores da Bahia”, em 2000. Um ano depois, lançou o livro “Dos Habanas”, em parceria com o poeta cubano Felipe Chibas.

Suas flores decoram todas as cabanas da premiada Pousada de Engenho, nas Serras Gaúchas, e também já coloriram cardápios de conhecidos restaurantes da capital mineira.

Contato: joanamoreirafinart@gmail.com

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário