> Edições Anteriores > Sangue Verde > Memória Iluminada

Segunda, 06 de novembro de 2017

O sentido da vida segundo Viktor Frankl

Eloah Rodrigues - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer

Viktor Frankl nasceu na Áustria, em 1905. Tornou-se médico psiquiatra e, após árdua experiência como prisioneiro em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, fundou a escola de logoterapia.

Autor do best-seller “Em Busca de Sentido”, já na sua 41ª edição, ele defende que sua teoria se diferenciava da psicanálise por seu caráter menos retrospectivo e introspectivo. Ou seja, a logoterapia (termo que se origina do grego “logos” e significa “sentido”) nos orienta a pensar no futuro.

Está voltada para o sentido de nossas vidas e da própria existência humana. Para Frankl, essa busca é a “principal força motivadora no ser humano”. Ele defende a todo momento que “a vida está repleta de oportunidades para dotá-la de sentido”. E que, portanto, depende de nós mesmos, de nossa força de vida interior, não nos resignarmos perante a superação do que parece insuportável. Sugere que tanto a felicidade quanto o sofrimento são intransferíveis. E, dessa forma, o que sentimos, ou melhor, o encaminhamento que damos aos nossos sentimentos e ações, depende única e exclusivamente de cada um de nós. E não do outro.

O médico-escritor chega a enumerar formas através das quais evidencia-se o sentido na vida de uma pessoa. Nos ajuda a enfrentar nossas dificuldades, citando, por exemplo, o filósofo Espinoza: “A emoção que é sofrimento deixa de ser sofrimento no momento em que dela formamos uma ideia clara e nítida”.

Conheça, a seguir, um pouco das ideias de Frankl. E se permita, também, refletir e valorizar os motivos que lhe fazem viver, levantar da cama todos os dias e superar os obstáculos que se impõem e que necessariamente fazem parte, e transformam, as nossas vidas.

Boa leitura!

 

DA DIGNIDADE

“Em princípio, toda pessoa, mesmo sob aquelas circunstâncias, pode decidir de alguma maneira no que lhe acabará sendo, em sentido espiritual: um típico prisioneiro de campo de concentração, ou uma pessoa, que também ali permanece sendo ser humano e conserva sua dignidade.”

“Sempre e em toda parte, a pessoa está colocada diante da decisão de transformar sua situação de mero sofrimento numa realização interior de valores.”

DO APOIO INTERIOR

“A observação psicológica dos reclusos, no campo de concentração, revelou que somente sucumbe às influências do ambiente no campo, em sua evolução de caráter, aquele que entregou os pontos espiritual e humanamente. Mas somente entregava os pontos aquele que não tinha mais em que se segurar interiormente! Em que deveria e poderia consistir esse apoio interior? Eis a nossa questão.”

DO TEMPO

“No campo de concentração, um dia demora mais que uma semana! Tão paradoxal era essa percepção estranha do tempo.” “Quem não consegue mais acreditar no futuro – seu futuro– está perdido no campo de concentração. Sem futuro, tal pessoa perde o apoio espiritual, sucumbe interiormente e decai física e psiquicamente.”

DO HUMOR

“Também o humor constitui uma arma da alma na luta por sua autopreservação. Afinal, é sabido que dificilmente haverá algo na existência humana tão apto como o humor pra criar distância e permitir que a pessoa se coloque acima da situação, mesmo que somente por alguns segundos.”


DA DEPRESSÃO

“A apatia é um mecanismo necessário de autoproteção da psiquê. Reduz-se a percepção da realidade.”

“Cada um de nós temia aquele momento em que se manifestava pela primeira vez essa crise - não em si próprio, pois então já teria sido indiferente, e sim em seus amigos.”

“Geralmente essa crise se configurava da seguinte maneira: a pessoa em questão, certo dia, ficava simplesmente deitada em seu barracão, e ninguém conseguia persuadi-la a botar a roupa, ir ao lavatório ou mesmo a se apresentar na formatura de chamada. Nada mais surtia efeito, nada lhe metia medo.

“O sujeito simplesmente ficava deitado, não se mexia, e quando uma doença provocava essa crise, a pessoa se negava inclusive a ser transportada para o ambulatório ou tomar qualquer medida em prol de si mesma. Ela entrega os pontos! Fica deitada até nas próprias fezes ou urina, pois nada mais lhe interessa.”

“Eles carecem da consciência de um sentido pelo qual valesse a pena viver. Sentem-se perseguidos pela experiência de seu vazio interior, de um vazio dentro de si mesmos; estão presos na situação que tenho chamado de vazio existencial.”

DA MALDADE E BONDADE

“Como é possível que pessoas de carne e osso cheguem a inflingir tamanho sofrimento a outros seres humanos?”

“Lembro-me que, um dia, um capataz (não prisioneiro) furtivamente me passou um pedaço de pão. Eu sabia que ele só podia tê-lo poupado de seu desjejum. O que me abalou a ponto de derramar lágrimas não foi aquele pedaço de pão em si, e sim o afeto humano que esse homem me ofereceu naquela ocasião, a palavra e o olhar humanos que acompanharam a oferta...”

“De tudo isso podemos aprender que existem sobre a terra duas ‘raças’ humanas e realmente apenas essas duas: a raça das pessoas direitas e a das pessoas torpes. Ambas estão amplamente difundidas.

Insinuam-se e infiltram-se em todos os grupos: não há grupo constituído exclusivamente de pessoas decentes, nem unicamente de pessoas torpes. Neste sentido, não existe grupo de ‘raça pura’, e assim também havia uns e outros sujeitos decentes no corpo de guarda.”


DA FORÇA

“Quem conhece as estreitas relações existentes entre o estado emocional de uma pessoa e as condições de imunidade do organismo compreenderá os efeitos fatais que poderá ter a súbita entrega ao desespero e ao desânimo.”

“Toda tentativa de restabelecer interiormente as pessoas no campo de concentração pressupõe que consigamos orientá-las para um alvo no futuro.”

DO HORIZONTE

“Viver não significa outra coisa se não arcar com a responsabilidade de responder adequadamente às perguntas da vida, pelo cumprimento das tarefas colocadas pela vida a cada indivíduo, pelo cumprimento da exigência do momento.”

“Nenhum ser humano e nenhum destino podem ser comparados com outros; nenhuma situação se repete. Em cada situação a pessoa é chamada a assumir outra atitude.”

“Aquilo que viveste nenhum poder do mundo tirará. Aquilo que realizamos na plenitude da nossa vida passada, na abundância de suas experiências, essa riqueza interior nada nem ninguém nos podem tirar.”

DO SER HUMANO

“O ser humano é o ser que sempre decide o que ele é.”

“O ser que inventou as câmaras de gás é também aquele ser que entrou nelas ereto e com uma oração nos lábios.”

DA LIBERTAÇÃO

“Começamos por aquele ponto em nosso relato em que, após dias da mais intensa expectativa, tremulava certa manhã a bandeira branca no portão do campo.

Essa altíssima tensão psíquica foi sucedida por uma distensão interior total. Quem pensa que nossa alegria foi geral está redondamente enganado.”

“Damos os primeiros passos em direção à natureza e entramos para a liberdade. ‘Para a liberdade’, vamos dizendo e o repetimos várias vezes em pensamento; mas simplesmente não se consegue apreendê-lo.

 DO AMOR

“Amor é a única maneira de captar outro ser humano no íntimo da sua personalidade.”

DA VIDA E DO VIVER

“À vida ela somente pode responder sendo responsável. Assim, a logoterapia vê na responsabilidade a essência propriamente dita da existência humana.”

“Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez, e como se na primeira vez você tivesse agido tão errado como está prestes a agir agora.”

DAS ESCOLHAS

“O ser humano tem dentro de si várias potencialidades; qual será concretizada depende de

decisões e não de condições.”

 DO INVERTER A PERGUNTA

“O que se faz necessário aqui é uma reviravolta em toda a colocação da pergunta pelo sentido da vida.

Precisamos aprender e também ensinar às pessoas em desespero que a rigor nunca e jamais importa o que nós ainda temos a esperar da vida. Mas, sim, exclusivamente o que a vida espera de nós.”

DA REALIZAÇÃO

“Ao declarar que o ser humano é uma criatura responsável e precisa realizar o sentido potencial da sua vida, quero salientar que o verdadeiro sentido da vida deve ser descoberto no mundo, e não dentro da pessoa humana ou de sua psiquê, como se fosse um sistema fechado. Chamei essa característica constitutiva de ‘a autotranscedência da existência humana’.”

“A autorrealização só é possível como um efeito colateral da autotranscedência.”

DO ESQUECER

“Quanto mais a pessoa esquecer de si mesma, mais humana será e mais se realizará.”

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário