Segunda, 06 de novembro de 2017

Mais água e verde no espinhaço

Em parceria com o Instituto Espinhaço, projeto "Plantando o Futuro" inaugura viveiro de mudas em Gouveia, na Região Central de Minas, firma convênio com a Emater e também com mais duas prefeituras mineiras



font_add font_delete printer
Cooperação técnica entre a
Emater e o Instituto Espinhaço vai
potencializar ações voltadas para a
conservação de solos e de nascentes. Foto: Alfeu Trancoso

Cooperação técnica entre a Emater e o Instituto Espinhaço vai potencializar ações voltadas para a conservação de solos e de nascentes. Foto: Alfeu Trancoso

Em parceria com o Instituto Espinhaço, projeto "Plantando o Futuro" inaugura viveiro de mudas em Gouveia, na Região Central de Minas, firma convênio com a Emater e também com mais duas prefeituras mineiras

 

Novas parcerias e importantes ações de mobilização social e educação ambiental foram alguns dos frutos colhidos durante as comemorações do “Dia da Árvore”, cuja programação se estendeu por diferentes cidades de Minas Gerais.

Entre os dias 15 e 25 de setembro passado, oficinas, palestras, diálogos participativos, plantios de novas mudas e apresentações de vídeos foram realizados em diferentes cidades mineiras pelo “ProjetoPlantando o Futuro – SemeandoFlorestas, Colhendo Águas na Em parceria com o Instituto Espinhaço, projeto "Plantando o Futuro" inaugura viveiro de mudas em Gouveia, na Região Central de Minas, firma convênio com a Emater e também com mais duas prefeituras mineiras Serra do Espinhaço”, em parceria com o Instituto Espinhaço, ONG sem fins lucrativos com atuação em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento socioambiental.

Entre as atividades realizadas, merece destaque a inauguração, em 22 de setembro, de um viveiro de mudas, no município de Gouveia, na Região Central do Estado.

O novo espaço é destinado a atender ao “Plantando o Futuro”, projeto coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), tendo como meta promover, até dezembro de 2018, o plantio de 30 milhões de árvores, além derecuperar 40 mil nascentes, 6 mil hectares de mata ciliar e outros 2 mil hectares de áreas degradadas, em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento mineiros.

O viveiro de Gouveia tem capacidade de produção de 400 mil mudas/ ano, assegurando o suporte e a logística necessários para se chegar às três milhões de novas mudas que o instituto vai plantar nos 61 municípios integrantes da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, tombada como patrimônio natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2005.

Durante as atividades em Gouveia, foi feita ainda uma ação de plantio urbano de 250 novas mudas de espécies nativas da rica flora do Espinhaço, em parceria com a comunidade local e a Prefeitura, além de uma apresentação sobre o Plantando o Futuro e a promoção de ações vinculadas à divulgação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela ONU e que abrangem temas como água e mudanças do clima.

Na manhã do dia 22 de setembro, foi realizado outro plantio de mudas de espécies nativas. O local escolhido foi o entorno da Escola Municipal José Aniceto Costa, no município de Conceição do Mato Dentro, iniciativa que contou com a participação de mais de 150 crianças do ensino fundamental, além de representantes da Prefeitura e das comunidades vizinhas.

COOPERAÇÃO É AMPLIADA

Outro viveiro do projeto “Plantando o Futuro” em pleno funcionamento, também na Região Central do Estado, é o de Itabira. Lá, cerca de um milhão e 500 mil mudas nativas já estão prontas e serão usadas em plantios iniciados agora no mês de outubro, aproveitando a chegada do período de chuvas em Minas Gerais.

Os plantios são feitos pelas equipes do próprio Instituto Espinhaço, que também são responsáveis pela prévia mobilização e orientação de pequenos produtores rurais, por meio de visitas às propriedades. Ao aderir ao projeto, cada proprietário assina um termo de anuência e de corresponsabilidade na manutenção das mudas plantadas em suas terras.

Atualmente, o Instituto Espinhaço mantém dez equipes de mobilização atuando em campo, em diferentes frentes de trabalho na região da Serra do Espinhaço. Antes de iniciar as ações em cada cidade, o Instituto assina termos de cooperação técnica com as respectivas prefeituras que, por sua vez, envolvem seus servidores da área ambiental, incentivando e fortalecendo o processo de mobilização e conscientização dos produtores e das comunidades rurais.

Com o apoio da Codemig e do Instituto Espinhaço, todas as propriedades participantes também estão em dia com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento previsto no novo Código Florestal Brasileiro. Seu objetivo é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para o controle, o monitoramento, o planejamento ambiental e econômico, bem como para a recuperação florestal de áreas desmatadas.

COOPERAÇÃO É AMPLIADA

As comemorações do “Dia da Árvore” também resultaram na assinatura de dois novos termos de cooperação técnica com as seguintes prefeituras: a de Santana do Riacho e a de Ouro Branco. No dia 21 de setembro, o destaque da programação foi a assinatura, em Belo Horizonte, de um acordo de cooperação entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Instituto Espinhaço, que estará em vigor pelos próximos quatro anos.

Com a implementação de ações sinérgicas ao “Plantando o Futuro”, o propósito das duas instituições é unir e potencializar esforços em ações ambientais que a Emater já desenvolve, como a conservação de solo e denascentes. Por meio da produção de mudas de espécies nativas, a iniciativa contribui ainda com o compromisso internacional assumido pelo Brasil, no âmbito do Acordo de Paris, de recuperar 12 milhões de hectares de florestas até 2030.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário