Terça, 02 de janeiro de 2018

Deus, o Antes e o Depois

Se a tal História fosse uma fábula, então eu poderia dizer que os outros animais ficaram horrorizados, que diziam entre eles que um tal de Homem ia dominar todo o mundo e transformar o futuro como nenhum bicho tinha visto antes. Um horror!

Roberto Francisco de Souza (*) redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer

Passei os dois últimos anos evangelizando. Bem que eu queria, mas não mereço, ter a sanha do Senhor, meu Deus, para evangelizar em praça pública, gritando que o fim está próximo e na próxima esquina nos espera o arrebatamento. Mas não foi bem isso. Sou, triste de mim, evangelista de tecnologia.

Sou e, por ser, não foram poucas as vezes em que me perguntaram do que eu estava falando, o que faz um louco com um trabalho desses. Sempre respondi que falo do que virá, do futuro e do quanto ele será diferente desta vez.

Digo “desta vez” por conta de uma pesquisa que fiz. Cansei de ouvir falar de quarta revolução industrial e me meti a estudar tudo quanto foi revolucionário na história da humanidade. Conclui que previmos o futuro, na verdade, apenas duas vezes. Na primeira, foi quando Deus, ou o Acaso, que, a propósito, é só mais um dos nomes Dele, criou o Homo Sapiens - uma espécie que dominou o planeta e que, daquela vez, tinha aprendido a contar a História.

Foi uma revolução!

Se a tal História fosse uma fábula, então eu poderia dizer que os outros animais ficaram horrorizados, que diziam entre eles que um tal de Homem ia dominar todo o mundo e transformar o futuro como nenhum bicho tinha visto antes. Um horror!

Só que não é fábula, porque fábula é só mais uma das presunções do Homo Sapiens, querendo que todo bicho aja e fale feito ele. Daquela vez mudou tudo, de verdade. Recém-saído do ovo, o Homem iniciou a lenta, mas firme, destruição do planeta e reinou fagueiro pelos séculos. Cada revolução que fazia não era bem uma revolução, era mais uma melhoria de processo. A gente caçava e passou a plantar e pastorear. E foi esta a revolução da agricultura. Até a revolução da fé, aquela em que, pela primeira vez, pelas mãos de Constantino, imperador de Roma, uma religião teve o propósito de ser global. Era só um jeito novo de crer, mas já acreditávamos no inefável.

Eis que os séculos passam e chega aquilo que chamo de revolução da inteligência e algo novo acontece. Pela segunda vez temos que lidar com um futuro sobre o qual não temos muito o que dizer, quase tudo para especular. Se da primeira vez a inteligência foi inventada, é como se desta ela fosse desinventada. Ou, se preferir, deixasse de ser propriedade de humanos para poder habitar também as máquinas.

Éramos algoritmos biológicos. Agora poderemos ser... não biológicos!

No meio de tudo, toda vez que falo em palestras me perguntam: “E o que será de nós? O que faremos, agora que as máquinas podem pensar e já achamos que traçam planos de domínio de nossa raça?”

A vida me ensinou a não dizer aos outros o que devem fazer, mas eu sei o que eu faço e sinto. Nunca encontrei cientista que me convencesse de que antes do primeiro pentelhésimo de tempo do Cosmos possa ter havido somente o Nada. Se me afirmam isso, digo que o Nada é só outro dos tantos nomes de Deus. E tudo se resolve.

A verdade é que, quanto mais busco a ciência, mais creio em Deus. O Deus em que creio é o Depois e o Antes. Meus pensamentos viajam mais rápido que a luz para DEPOIS de todo o espaço conhecido. Estaciono no cosmo vazio, cansado da viagem e lá está Deus. Ele me envolve e me dá paz. Volto num respiro e busco a causa de tudo, a causa elementar, o ANTES. De novo encontro Deus. O ANTES e o DEPOIS: eis o Senhor, meu Deus. Sem conflitos científicos, sem qualquer medo ou dúvida.

 

Tech Notes

Vale a pena ler “Origens”, de Dan Brown, para os que creem e os que não creem (para saber mais, acesse goo.gl/shq9ZP). Um trecho provocante: “Um colega de Langdon em Harvard, um solene professor de física, tinha ficado tão farto dos estudantes de Filosofia que compareciam ao seu curso sobre ‘Origens do Universo’ que, finalmente, colocou uma placa na porta da sala: Na minha sala T>0. Para todas as indagações em que T=0, visite, por favor, o Departamento de Religião”.

 

(*) CEO & Evangelist da Kukac Plansis, fundador do Arbórea Instituto.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição