Terça, 02 de janeiro de 2018

Sou Ecológico

Retrospectiva 2017 & Perspectivas 2018



font_add font_delete printer

Retrospectiva 2017 & Perspectivas 2018


Atitude Positiva

A jornalista e bióloga da Revista Ecológico, Fernanda Mann, encerrou o ciclo de palestras de 2017 da BandNews FM, emissora na qual apresenta semanalmente a coluna “Atitude Positiva”.

Comunicadora por natureza e defensora de um estilo de vida equilibrado e ecologicamente correto, Fernanda contou um pouco sobre sua trajetória e apresentou exemplos simples de como hábitos saudáveis podem trazer mais qualidade de vida e menos impacto ao meio ambiente.

Sob a direção de Ike Yagelovic, o evento, realizado na FNAC do BH Shopping no final de novembro, fez parte de uma série de palestras mensais realizada pelos colunistas da emissora.

 

Fazendo a diferença

Com o tema “Mudança Climática e Biodiversidade: Ideias e Atitudes que fazem a Diferença”, o seminário internacional realizado recentemente pelo Instituto Inhotim (foto) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brumadinho (MG), foi além de sensibilizar o público e apresentar ações inspiradoras que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Trouxe nada menos que o botânico Ghillean Prance, consultor do Kew Garden Eden Project, do Reino Unido, e vários outros especialistas para falar sobre a importância dos jardins botânicos, o papel dos setores público e privado, as soluções locais e a interface entre ciência e tecnologia, e agroecologia. A cobertura completa do seminário, com a mensagem na íntegra e sempre atual de Prance, você irá conferir na próxima edição da Ecológico. Não perca!

 

Lembrança para 2018

Obrigado ao colega jornalista Demóstenes Romano pela lembrança sempre atual da canção “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira. De preferência, este penúltimo trecho da letra, para agradecermos o ano que passou e recebermos bem 2018: “Todo mundo ama um dia, todo mundo chora. Um dia a gente chega, no outro vai embora. Cada um de nós compõe a sua história. E cada ser em si, carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”.

 

Recomeço lunar
 

Obrigado à amiga e professora Denise Santana, por nos lembrar o trecho a seguir de Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”. Disse o personagem João, que existe dentro de cada mineiro que somos, para iluminar 2018:  “Da mulher, que me chamaram: ela não estava conseguindo botar seu filho no mundo. E era noite de luar, essa mulher assistindo num pobre rancho. (...) Entrei no olho da casa, lua me esperou lá fora. (...) Digo o senhor: e foi menino nascendo. (...) Alto eu disse, no meu despedir: “Minha Senhora Dona: um menino nasceu – o mundo tornou a começar!... e saí para as luas.”

 

Nova sede da batalha ambiental

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam-MG) já tem sua merecida nova sede funcionando, desde o mês passado, no terceiro andar do Terminal Rodoviário “Governador Israel Pinheiro”, no centro de BH. A inauguração do auditório, todo reformado e equipado tecnologicamente, com capacidade para receber até 200 pessoas, aconteceu na popular Praça Rio Branco, onde começa a Afonso Pena, a principal avenida da capital mineira com vista para a Serra do Curral.

Após a inauguração ocorreu também a 175a Reunião Ordinária do Copam, que tratou, entre outros assuntos, das ações de recuperação da Bacia do Rio Doce; do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos de Belo Horizonte; do Plano de Fiscalização Ambiental 2018; e da apresentação da Plataforma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para o licenciamento ambiental.

Presidida pelo secretário Germano Vieira, na presença de vários outros secretários estaduais, políticos e servidores da Semad, a cerimônia ganhou uma importância política e histórica “a mais”, nas palavras de Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig, órgão responsável pelo planejamento, financiamento e execução das obras.

Segundo ele, ao contrário de todo e qualquer preconceito, não existe local mais simbólico e justo que esse, em plena rodoviária da capital do estado, no meio do povo simples e do seu burburinho, onde os destinos de milhares de mineiros se cruzam diariamente. Muitos que sequer sabem que mudanças na qualidade de suas vidas são discutidas e decididas pelos membros do Copam, entre representantes do governo, do meio produtivo, da sociedade civil organizada de ambientalistas.

Como reforçou Marco Antônio, em depoimento exclusivo à Revista Ecológico, “a batalha ambiental do futuro agora será travada aqui!”.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição