Segunda, 19 de fevereiro de 2018

Sou Ecológico



font_add font_delete printer

A última trincheira

Portal da Serra/Parque Nacional do Gandarela, o maior e último manancial hídrico ainda intacto em todo o quadrilátero ferrífero da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Aqui, segundo os ambientalistas, será travada a mais aguardada luta em prol da sua sustentabilidade.

Adeus Liliane, o “Anjo do Sindiextra”

O mundo da mineração e a impressa especializada continuam abalados com a morte de Liliane Carrieri Xavier (foto), vítima de um câncer reincidente, no último dia seis, na capital mineira. Braço direito operacional e “low profile” de José Fernando Coura, presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), ela deixou dois filhos e uma lição de vida, o que explica tamanha comoção: ainda vale a pena a gente “vestir a camisa” de onde trabalha, ser simples, humilde, comprometido e prestativo. Sempre receber bem e ajudar quem nos procura. Por isso, ela era querida por todos à sua volta.

A Revista Ecológico, que já promoveu vários eventos com o Sindiextra, sempre com o apoio eficaz e mineiramente discreto de Liliane, assina embaixo e toma como suas as palavras de Coura, quando da comunicação da morte dela: “Os anjos não são feitos para habitarem a Terra. Por este motivo, Liliane retornou ao céu, atendendo ao chamado de Deus. A sua convivência conosco sempre foi uma bênção”.

Novo desafio

Reconhecimento profissional e vida que segue. O capixaba Fernando Künsch, ex-Samarco, considerado o gentleman da comunicação tanto no Espírito Santo, onde começou sua carreira, quanto em Minas, onde “construiu pontes”, parcerias e amizades além da área de mineração, é o novo gerente de Relações Institucionais da Norte Energia (Usina Belo Monte), em Vitória do Xingu (PA).

Rumo ao fórum

Luiz Cláudio de Oliveira, presidente do Instituto Espinhaço (foto) e Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente, durante encontro em Brasília. Na pauta, a apresentação do “Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável”, que será implantado em seis municípios mineiros contíguos da Reserva da Biosfera, na região do Parque Nacional da Serra do Cipó. E o “Seminário Internacional Compartilhando Águas: do local ao global”, realizado em Ipatinga, nos dias 20 e 21 de fevereiro, com a participação de especialistas de 18 países. O evento foi preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, no próximo mês, em Brasília”.

O”grande sertão: médico” de Guimarães Rosa

A ecologia humana do “ser mineiro”, sob a ótica da medicina social descrita na obra literária de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

Este é o tema da nova série cultural de encartes especiais que Revista Ecológico irá publicar, em capítulos, a partir da sua próxima edição.

Trata-se de “O viés médico na literatura de Guimarães Rosa”, livro-homônimo  do ambientalista e naturalista-médico Eugênio Marcos Andrade Goulart (foto), membro do Instituto Biotrópicos, professor de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador de publicações do Projeto Manuelzão. A iniciativa tem o apoio do Governo de Minas, com distribuição da revista impressa e acesso digital de seu conteúdo a todas as 3.600 escolas públicas de ensino fundamental do Estado, bem como para os leitores colecionarem. Aguarde!

 

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição