Quinta, 22 de março de 2018

O pensamento mágico de Walt Disney

Luciano Lopes - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
A Walt Disney Company possui atualmente 15 parques e seis resorts espalhados pelo mundo. O Walt Disney Resorts em Orlando, Flórida (EUA), é o mais visitado de todos. É composto por seis parques, quatro temáticos (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom) e dois aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach).

A Walt Disney Company possui atualmente 15 parques e seis resorts espalhados pelo mundo. O Walt Disney Resorts em Orlando, Flórida (EUA), é o mais visitado de todos. É composto por seis parques, quatro temáticos (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom) e dois aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach).

Ele foi um dos primeiros produtores de cinema a colocar a natureza e os animais como protagonistas de filmes. Nos parques de diversão que levam seu nome, consolidado em uma das marcas mais famosas do mundo, cultivou os talentos do seu “elenco” (não gostava de chamar seus ajudantes de “colaboradores” ou “funcionários”) para eles proporcionarem experiências mágicas aos visitantes. Mandava seus diretores e encarregados andarem pelos parques, enfrentarem as filas e almoçarem nos restaurantes para observar a reação dos convidados.

O homem por trás de tudo isso é Walter Elias Disney. Nascido em Chicago (EUA), em 1901, foi um visionário que se inspirou na natureza para criar o maior complexo de entretenimento do planeta. Foi ele quem desenhou o Mickey Mouse, ratinho que seria seu principal personagem e que inicialmente foi criado para competir com o gato Félix, que fazia enorme sucesso na época.

A questão da sustentabilidade acompanha o trabalho de Walt Disney desde o começo. Entre 1929 e 1939, produziu uma série de desenhos curtos (“Silly Symphonies”) com imagens coloridas. Um dos episódios – “Flores e Árvores” – foi o vencedor do Oscar de “Melhor Animação Curta” em 1932. No desenho, ele retratou uma briga entre duas árvores.  A discussão culmina em um incêndio na mata, que é debelado pelos próprios animais.

Quem anda pelos parques da Disney em Orlando, na Flórida (EUA), principalmente o Epcot e o Magic Kingdom, fica impressionado com a quantidade de verde que circunda as atrações. A cada primavera, por exemplo, o Epcot se transforma em palco para o “Festival Internacional de Flores e Jardinagem”, evento que realiza exposição de personagens da Disney em topiaria (plantas podadas em formas ornamentais), além de palestras e workshops.

Walt Disney também era muito preocupado com a preservação da natureza, fato externado por Beth Stevens, vice-presidente de Meio Ambiente da Walt Disney Worldwide Services, durante visita ao Brasil em 2015. Desde o início da construção do primeiro parque em Anaheim, na Califórnia (EUA), no início da década de 1950, ele percebeu que a questão da sustentabilidade deveria estar no DNA da empresa. No Walt Disney Resort, em Orlando, quase 50% do terreno de 11 mil hectares é mantido como área de preservação.

O conglomerado Disney também criou, em 2013, um fundo (“Climate Solutions Fund”) para investir em projetos de compensação de carbono, que contemplam o reflorestamento, o aperfeiçoamento de manejo florestal e iniciativas para evitar o desmatamento, como a manutenção de matas antigas. No parque Epcot também foi construída uma fazenda solar, com o formato da cabeça do Mickey, composta de 48 mil painéis fotovoltaicos e capaz de gerar cinco megawatts/mês (que equivale ao abastecimento de 1.000 residências). Recentemente, a Disney anunciou um projeto para aumentar a produção de energia solar para 50 megawatts.

O legado de Walt Disney vai além do entretenimento. Ele contribuiu para desenvolver uma cultura de consciência ambiental nos negócios e de atendimento que é um dos destaques nos parques, principalmente entre o “elenco”: educadíssimos, seus integrantes estão sempre dispostos a orientar os convidados com um sorriso. O esforço ajuda a manter a atmosfera mágica criada no parque. Todo o cenário – pessoas, paisagismo, atrações – e os detalhes estão alinhados no propósito de manter viva a ideia de que os visitantes fazem parte da história.

A seguir, a Ecológico selecionou algumas frases de Walt Disney que permitirão a você conhecer um pouco do pensamento deste grande visionário:

Natureza

“Eu não gosto de jardins formais. Gosto de natureza selvagem. E isso é o instinto selvagem em mim.”

Conhecimento

“Sempre tentamos nos orientar pela ideia básica de que, na descoberta do conhecimento, há uma grande dose de entretenimento – da mesma forma como, inversamente, em todo bom entretenimento sempre há uma semente de sabedoria, humanidade ou esclarecimento.”

Diversão

“Estou interessado em divertir as pessoas, trazendo prazer e alegria. Não buscamos entreter os críticos. Eu prefiro apostar no público.”

Pessoas

“Você não constrói nada sozinho. Você descobre o que as pessoas querem e constrói para elas.”

“Você pode sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas são necessárias pessoas para fazer do sonho uma realidade.”

Riso

“O riso é o produto de exportação mais importante da América.”

Início

“A melhor maneira de se iniciar algo é parar de falar e começar a fazer.”

Família

“Um homem nunca deve neglicenciar sua família em nome dos negócios.”

Mickey Mouse

“Ele saiu da minha mente em uma plataforma de desenho há 20 anos, durante um passeio de trem de Manhattan para Hollywood. Era um momento em que as minhas finanças e do meu irmão Roy estavam no menor refluxo e o desastre parecia nos aguardar na esquina.”

“Nascido da necessidade, este pequeno amigo literalmente nos libertou de uma preocupação imediata. Ele forneceu os meios para expandir a nossa organização para suas dimensões atuais e ampliar a animação dos desenhos para novos níveis. Ele expressou a libertação da produção para nós.”

“Sentimos que o público, e especialmente as crianças, gosta de animais fofinhos. Eu acho que estamos em dívida com Charlie Chaplin pela ideia do Mickey. Nós queríamos algo atraente e pensávamos em um pequeno rato que teria algo da melancolia de Chaplin - um colega tentando fazer o melhor que podia.”

“A vida e os empreendimentos de Mickey Mouse foram intimamente ligados à minha vida pessoal e profissional. É compreensível que eu tenha um apego sentimental para com o pequeno personagem que desempenhou um papel tão importante no decorrer da Disney Productions e foi tão felizmente aceito como um amável amigo, onde quer que filmes sejam exibidos em todo o mundo.”

Disneylândia

“Para todas as pessoas que chegam a este lugar: sejam bem-vindos. A Disneylândia é o seu lar. Aqui a idade revive boas lembranças do passado e a juventude pode saborear o desafio e as promessas do futuro. Ela é dedicada aos ideais, aos sonhos e aos fatos que criaram a América,  com a esperança de que seja uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo.”

“Quando abrimos a Disneylândia [o primeiro parque foi construído na Califórnia], muitas pessoas tiveram a impressão de que era uma coisa passageira, mas elas não perceberam que estávamos fazendo isso porque gostamos de fazê-lo.”

“Eu vi pela primeira vez o local onde construiria a Disneylândia em 1953. A terra era toda plana, sem rios, montanhas, castelos nem foguetes. Tinha apenas laranjais e alguns hectares de nogueiras.”

“Ela nunca será completada. Continuará a crescer enquanto houver imaginação no mundo. Nós acreditamos na ideia de criar um parque familiar onde pais e filhos poderiam se divertir juntos.”

“A Disneylândia é uma obra de amor. Nós não a construímos apenas com a ideia de ganhar dinheiro.”

“O parque significa muito para mim. É algo que nunca estará terminado, algo que eu posso continuar desenvolvendo, ajustando e expandindo. Ele é vivo. Será uma coisa viva e vibrante que precisará de mudanças.”

“Eu não apenas posso acrescentar coisas, como até mesmo as árvores continuarão crescendo. A coisa ficará cada vez mais bonita a cada ano. E o parque melhorará à medida que eu descobrir o que o público gosta.”

“Quero que as pessoas entrem em um prédio de cinco milhões de dólares no parque para comprar um hambúrguer de cinco centavos.”

Vulnerabilidade

“Você se torna mais vulnerável justamente quando todos falam da sua grandiosidade.”

Ser original

“Quanto mais você é você mesmo, menos é como qualquer outra pessoa - o que o torna único. O problema com a maioria das pessoas é que eles passam suas vidas tentando imitar os outros e, portanto, temos muitas cópias. Mas poucos originais.”

Otimismo

“Eu sempre gosto de olhar para o lado otimista da vida, mas sou bastante realista para saber que a vida é uma questão complexa.”

Esforço

“De todas as coisas que fiz, o mais vital é coordenar aqueles que trabalham comigo e apontar seus esforços para um determinado objetivo.”

Sonhos

“Todos os nossos sonhos podem se tornar realidade, se tivermos a coragem de persegui-los.”

Vida adulta

“Por que temos que crescer? Conheço mais adultos que têm a abordagem das crianças à vida. Eles não têm medo de ficar encantados com prazeres simples, e eles têm um grau de satisfação com o que a vida trouxe - às vezes também não é muito.”

Filmes

“Nós não sucumbimos às tentações sedutoras de fazer vilões ou santos das criaturas retratadas em nossos filmes. Mantivemos uma consideração sensível pela sabedoria do design da natureza e não pelos padrões do homem.”

“Nossos filmes proporcionaram um entretenimento emocionante de qualidade educacional e desempenharam um papel importante no aumento mundial da apreciação e da compreensão da natureza. Esses filmes demonstraram que os fatos podem ser tão fascinantes quanto a ficção, a verdade tão sedutora como o mito. Abriram os olhos de jovens e velhos para as belezas do mundo ao ar livre e despertou seu desejo de conservar recursos naturais inestimáveis.”

Fontes/pesquisa bibliográfica

Livros “Nos Bastidores da Disney”, de Tom Connellan (Ed. Futura)/

”O Jeito Disney de Encantar os Clientes”, do Disney Institute (Ed. Saraiva)/www.justdisney.com/”How Walt Disney Invented the Nature Film”, Eyewitness News, ABC)/Revista Exame.

Saiba mais

Fique por dentro

A Walt Disney Company possui atualmente 15 parques e seis resorts espalhados pelo mundo. O Walt Disney Resorts em Orlando, Flórida (EUA), é o mais visitado de todos. É composto por seis parques, quatro temáticos (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom) e dois aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach).

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição