Quarta, 18 de abril de 2018

Adeus, óleo de fritura

Um pequeno gesto que faz muito pela natureza e pela saúde humana



font_add font_delete printer

O óleo de fritura é um dos maiores inimigos do meio ambiente. Quando descartado de maneira incorreta, pode causar o entupimento das tubulações e a contaminação da água, do solo e do ar, colocando em risco a vida de diversas espécies, inclusive o homem.

Com o objetivo de contribuir para a preservação ambiental, a Prefeitura de Nova Lima (MG) já implantou, desde 22 de março, “Dia Mundial da Água”, 10 “EcoPontos” de coleta desse resíduo em diversas regiões da cidade.

Como resultado positivo, em apenas uma semana o município (que tem o maior número de nascentes da Região Metropolitana de BH - mais de 800 delas preservadas) coletou 420 litros de óleo de fritura usado.

E, com isso, deixou de contaminar 420 milhões de litros de água potável.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Danilo Vieira Júnior, a  ação continuará ao longo do ano e a população pode contribuir separando o óleo vegetal acondicionando em garrafas pet bem vedadas e depositando nos pontos de coleta. Além de evitar entupimentos da rede de esgotos e a contaminação da água - lembrou ele para as crianças da rede escolar - esse resíduo ainda pode ser reciclado e transformado em vários produtos, como o biodiesel: “Tal como a natureza exuberante que temos, todos nós ganhamos. Imagine, então, se outros municípios nossos vizinhos também adotarem a ideia?”.

 

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição