Segunda, 14 de maio de 2018

Econectado

Bruno Frade - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer

Ecolinks

 

Cataki

Diariamente, a população brasileira gera 200 mil toneladas de lixo (só 2% deste total é reaproveitado). Mais da metade delas vai parar nos aterros sanitários, poluindo o solo, a água e o ar. Para contribuir com a mudança dessa realidade, a ONG Pimp My Carroça criou o app “Cataki” para tirar os catadores de recicláveis da invisibilidade e promover a reciclagem. Funciona assim: se você quer dar um destino correto para seus resíduos, sejam eletrônicos, óleo, plástico, restos de podas ou vidro, entre outros, é só se cadastrar no aplicativo e procurar o catador mais próximo de sua região. Na sequência, você negocia com ele o valor do serviço e pronto! Os resíduos vão para o lugar certo e, de quebra, você fortalece o trabalho dos catadores. O app está disponível nas plataformas IOS (goo.gl/dcVo13) e Android (goo.gl/DFmNdt).

Leafsnap

Uma das contribuições que a tecnologia trouxe para o ser humano é proporcionar conhecimento por meio de um simples toque no celular. É o que acontece com quem usa o aplicativo Leafsnap, que identifica espécies de plantas em tempo real. Funciona assim: é só fotografar a planta em questão e o app indica qual é a espécie. Para que o aplicativo funcione de forma mais assertiva, a imagem precisa ter fundo claro (a sugestão é colocar papel branco atrás da folha da planta). Com um clique, você se informa e também se diverte!

O app foi desenvolvido pelas universidades Columbia e Maryland  e pelo Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos, e está disponível para iOS: goo.gl/FYRPae.


 

Mais acessada

"O ciclo infinito do vidro" foi a matéria mais lida por nossos leitores em nosso site no mês de março. O texto foi publicado na seção "Ecológico nas Escolas" e abordou a reciclagem do material no Brasil, a importância da qualidade da limpeza urbana e a destinação adequada de resíduos. Para ler a matéria na íntegra, acesse: goo.gl/hqRtHr.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição