> Notícias

Torta de Jaca


font_add font_delete printer
Essa receita  uma entre as muitas, apresentadas pelo especialista em Plantas Alimentcias No Convencionais (PANC), Lucas Mouro, no curso de Reaproveitamento mximo de Jaca. Para acompanhar a programao siga o Instagram @JacaVerdePanc.

Essa receita é uma entre as muitas, apresentadas pelo especialista em Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), Lucas Mourão, no curso de “Reaproveitamento máximo de Jaca”. Para acompanhar a programação siga o Instagram @JacaVerdePanc.

Para surpreender e encantar o paladar com esse tesouro inexplorado!

23/07/2018

Considerada um alimento peculiar, por seu tamanho e aroma, a jaca é a maior das frutas cultivadas. Nativa da Ásia, ela é comum em regiões tropicai. Apesar de sua forte presença no Brasil, ela ainda é pouco utilizada na culinária. O que é um desperdício, diante de seus benefícios e versatilidade. Rica em fibras, cálcio, potássio, ferro e vitaminas do complexo B, seu peso varia entre 3 e 37 kg. Uma única jaca pode render diversas receitas. É possível degustá-la como fruta fresca ou usá-las em saladas, compotas, geleias e doces diversos.

Confira, a seguir, uma receita deliciosa de torta vegana de jaca:

Ingredientes

Para a massa:

- 3 xícaras de farinha de trigo;

- 1 xícara de gordura de palma;

- 6 colheres de sopa de água gelada.

Para o recheio:

- 300g de jaca verde cozida;

- 1 cebola grande picada;

- 3 dentes de alho;

- 1 cenoura grande ralada;

- palmitos fatiados;

- 3 tomates grandes picados;

- 1 xícara de molho de tomate caseiro;

- sal, cheiro verde, cúrcuma, pimenta do reino e orégano a gosto.

MODO DE PREPARO

Para a massa:

Misturar os ingredientes até formar uma massa homogênea e modelável e deixar descansar na geladeira.

Para o recheio:

Refogar cebola, alho e cúrcuma até dourar. Adicionar a jaca e a cenoura e cozinhá-las por cinco minutos. Adicionar o tomate, o palmito e o resto dos ingredientes e cozinhar por mais 10 minutos até apurar o aroma. Despejar o recheio na massa da torta pré-assada, cobrir com mais massa e levar ao forno por 40 minutos.


Compartilhe




Outras Notícias