> Edições Anteriores > A Terra pede paz! > Prêmio Hugo Werneck

Segunda, 04 de dezembro de 2017

O sal da terra

Cerimônia do Prêmio Hugo Werneck 2017 reúne mais de 300 empresários, autoridades e finalistas na Fundação Dom Cabral, que se emocionaram com o exemplo e a mensagem de Sebastião Salgado e Lélia Wanick

Luciano Lopes - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer

"Deixa nascer o amor, deixa fluir o amor.”

Cerimônia do Prêmio Hugo Werneck 2017 reúne mais de 300 empresários, autoridades e finalistas na Fundação Dom Cabral, que se emocionaram com o exemplo e a mensagem de Sebastião Salgado e Lélia Wanick

 

"Deixa nascer o amor, deixa fluir o amor.” A mensagem da canção “Sal da Terra”, de Beto Guedes, que ecoou no Teatro da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima, não trouxe apenas mais emoção à cerimônia do “VIII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza” este ano, cujo tema foi “A Terra Pede Paz – Atire a Primeira Flor”. Regida pelo coral da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a música, cantada em uníssono pela plateia de mais de 300 convidados – entre empresários, autoridades e finalistas – reforçou um convite feito há mais de 2.000 anos por Cristo: a humanidade é o sal da Terra, a força do querer bem este que é o mais bonito dos planetas.

Este ano, foram mais de 100 projetos inscritos, representando estados das cinco regiões brasileiras. Oitenta e nove iniciativas atenderam plenamente às diretrizes do regulamento e foram encaminhadas para avaliação dos jurados, que elegeram os finalistas e os vencedores.

A cerimônia, realizada em 26 de outubro último, atingiu seu ponto alto com a homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado e à diretora do Instituto Terra, Lélia Wanick.

Responsável pelos registros fotográficos e editoriais mais audaciosos, importantes e esperançosos sobre o estado ambiental do planeta, o casal ambientalista recuperou a paisagem original da Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), com o plantio recorde de 2,5 milhões de árvores para restaurar uma área de 7.000 hectares, antes degradada pelo desmatamento, pela seca e pela criação de gado. Mais de 300 espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas no local e contribuíram para trazer de volta a água e os animais.

“Eu e Sebastião não conseguiríamos fazer todo esse trabalho sozinhos. Contamos com a ajuda de muitas pessoas, funcionários, voluntários e amigos, que gostaríamos de agradecer aqui. Muito obrigada!”, disse Lélia, que também estava acompanhada de Juliano Salgado, filho do casal e diretor do documentário “Sal da Terra”, indicado ao Oscar de 2015. Trechos do filme foram apresentados durante a cerimônia e emocionaram a plateia e o próprio fotógrafo, que foi às lágrimas.

“Reconstituímos um ecossistema que era muito parecido com aquele de quando éramos crianças e fico felicíssimo de receber o prêmio. Foi uma honra imensa estar aqui com todos esses companheiros sonhadores”, afirmou Sebastião, sensibilizado.

Ele também falou da importância de envolver os produtores rurais na preservação ambiental e destacou o mais novo projeto (leia mais na página 64) do casal, “um sonho que começou a se materializar há mais de oito anos”: a recuperação de todo o sistema de águas da Bacia do Rio Doce. “A água é a essência da vida. Esperamos que este projeto seja um modelo para salvar todas as bacias hidrográficas do Brasil”.

É esta esperança, em prol dos recursos hídricos e das florestas de Minas, do Brasil e do mundo, que a Ecológico compartilha com você, caro leitor, a seguir. São mensagens de paz que fazem um novo convite à humanidade, como prega a canção de Beto Guedes: “Vamos precisar de todo mundo, para banir a opressão, para construir a vida nova. A paz na Terra, amor!”.

Confira: Os vencedores de 2017

 

1. Homenagem do Ano

Sebastião Salgado e Lélia Wanick

 

2. Melhor Exemplo de Iniciativa Individual

Sítio Pindorama, do geólogo Gilson Essenfelder

 

3. Melhor Exemplo de Conhecimento Popular

Projeto Fruta de Sabiá,do ambientalista José Renato Resende

 

4. Melhor Exemplo de Educação Ambiental

Movimento Ecos, Escola Superior Dom Hélder Câmara

 

5. Melhor Exemplo em Biodiversidade

Projeto Uçá, ONG Guardiões do Mar

 

6. Melhor Exemplo em Mobilização Social

Projeto Dá Pé, de Estevão Ciavatta/Pindorama Filmes

 

7. Destaque Municipal

Projeto Tiradentes Lixo Zero, da Associação Tiradentes Lixo Zero

 

8. Destaque Estadual

Projeto Semente, Caoma/Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

 

9. Destaque Nacional

Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), Governo Federal/Ministério do Meio Ambiente

 

10. Melhor Projeto de Parceiro Sustentável

“O Rima Tá na Rua”, da Anglo American Brasil

 

11. Melhor Empresário

Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração e fundador da MRV

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição