Quarta, 18 de abril de 2018

Fiemg cumpre missão



font_add font_delete printer
REPRESENTANTES DA FIEMG e da CNI durante o Fórum: parceria bem-sucedida em prol da indústria sustentável

REPRESENTANTES DA FIEMG e da CNI durante o Fórum: parceria bem-sucedida em prol da indústria sustentável

“O resultado foi muito positivo e, nossa expectativa, plenamente cumprida.” A constatação é do gerente de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Wagner Soares Costa, ao fazer um balanço da participação da entidade que, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), instalou um dos estantes mais visitados do Fórum.

Um dos destaques da participação da Fiemg se deu durante o “Encontro de Negócios”, realizado no dia 22, reunindo representantes de 182 empresas de 25 países (84 delas brasileiras, de 14 estados). “Minas Gerais marcou presença com 19 empresas e temos relatos de perspectivas concretas de realização de novos negócios”, frisou Costa.

Além de estreitar relações com representantes de governos internacionais, tais como Israel, Espanha e Portugal, a equipe de Meio Ambiente da Fiemg também recebeu no estante o staff de instituições nacionais, tais como da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ibama.

Outro ponto alto do Fórum foi a apresentação de boas práticas de gestão hídrica adotadas por indústrias mineiras, sobretudo de tecnologias voltadas para reúso e economia de água, em diferentes setores produtivos.

Ao longo de toda a semana, ocorreram inúmeras palestras e seminários que atraíram não só o empresariado, mas também representantes da sociedade civil, principalmente integrantes de comitês de bacias hidrográficas.

“Foi uma excelente oportunidade de aproximação e diálogo, contribuindo para que a indústria deixe de ser vista pela sociedade apenas como uma grande usuária/consumidora de água. São inúmeros os exemplos de que o setor vem investindo maciçamente em novas tecnologias e soluções, numa prova clara do nosso compromisso com a gestão hídrica responsável e sustentável. E não poderia ser diferente. Afinal, todos dependemos da água”, concluiu Costa.]

 

Entenda melhor

Ações sustentáveis da Fiemg

 

Programa de Economia Circular em Distritos Industriais: em 2017, a Fiemg, baseada nos resultados do Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos e do Programa Mineiro de Simbiose Industrial, lançou esse programa que visa propor planos de negócios coletivos para as indústrias de um Distrito Industrial e sua área de influência, criando um ambiente sustentável de trocas de recursos, com clara redução de uso dos recursos naturais, especialmente os hídricos.

Minas pelas Águas: movimento da Gerência de Meio Ambiente responsável pelas orientações sobre a legislação de recursos hídricos vigente e sobre os principais instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, como a cobrança pelo uso da água, a outorga, o cadastro de usuários, etc. Representa o setor industrial no conselho de recursos hídricos e comitês de bacia do domínio do Estado e da União. Também possui forte atuação em ações de gestão do uso dos recursos hídricos. Entre os resultados estão:

- Lançamento do “Pacto de Minas pelas Águas” para mais de 1.000 colaboradores da indústria em todas as regionais e sede;

- Redução acima de 30% do consumo de água nas unidades do Sistema Fiemg, por meio da campanha “Todos pela Água”;

- Apoio institucional na obtenção de mais de 1.785 outorgas de direito de uso de recursos hídricos em todo o estado de Minas Gerais;

- Representação em 38 comitês de bacia hidrográfica e 34 centros de treinamento.

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição