Terça, 02 de janeiro de 2018

A felicidade lucrativa de Márcio Fernandes

Sua mensagem ao mundo empresarial foi revolucionária. Autor do que chama de “Nova Filosofia de Gestão”, ele defende a ideia de que a melhor maneira para aumentar a rentabilidade de uma empresa não é fazer cortes. E sim investir na valorização e no engajamento diário de seus colaboradores.

Hiram Firmino - hiram@souecologico.com.br



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Sua mensagem ao mundo empresarial foi revolucionária. Autor do que chama de “Nova Filosofia de Gestão”, ele defende a ideia de que a melhor maneira para aumentar a rentabilidade de uma empresa não é fazer cortes. E sim investir na valorização e no engajamento diário de seus colaboradores.  

Considerado um dos líderes empresariais mais admirados do Brasil, Márcio Fernandes, que foi CEO da Elektro até setembro deste ano, causou sensação ao participar do “17º Seminário Internacional de Sustentabilidade” promovido em BH pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no Teatro do Sesiminas.

Sua mensagem ao mundo empresarial foi revolucionária. Autor do que chama de “Nova Filosofia de Gestão”, ele defende a ideia de que a melhor maneira para aumentar a rentabilidade de uma empresa não é fazer cortes. E sim investir na valorização e no engajamento diário de seus colaboradores.  Ou seja, a satisfação deles tem influência direta no lucro e na sustentabilidade do negócio.

As estatísticas confirmam sua tese. Em 2012, sob sua batuta, a Elektro alcançou pela primeira vez a posição mais cobiçada do “Guia Você S/A” como a “Melhor Empresa do Ano”, com Índice de Felicidade no Trabalho de 92,5%. No ano seguinte, foi eleita a “Melhor Empresa para se Trabalhar” do Brasil, pela Great Place to Work, instituição global de pesquisa, consultoria e capacitação.

Em 2014, a Elektro alcançou outra conquista inédita: o primeiro lugar nos rankings da “GPTW/Época” e do “Guia Você S/A”, com a maior nota já alcançada em 18 anos da pesquisa: um índice de satisfação dos colaboradores de 98,3%. Em 2015, na 19ª edição do GPTW, esse índice subiu para 99%. Destacando-se entre 20 países, a Elektro foi eleita a “Melhor Empresa para Trabalhar na América Latina”.

Em seu livro “Felicidade dá Lucro”, Fernandes alia lições extraídas de passagens autobiográficas, que ressaltam sempre a importância da família em sua formação, a ensinamentos que vão na contramão do tradicional e quebram paradigmas.

Márcio Fernandes acredita, por exemplo, que injetar capital na formação dos colaboradores pode gerar o péssimo hábito da inércia. Ele acredita, conforme demonstrou com simpatia e amorosidade, que investir no próprio aprimoramento liberta qualquer empresa do chamado “obstaculismo”. E a faz vencer. Dessa forma, garante, esses colaboradores e “não funcionários, máquinas que funcionam”, certamente serão notados, ganhando lugar de destaque na estrutura da empresa.

Acompanhe os melhores pensamentos desse empresário autossustentável, ousado e provocador em essência, aqui selecionados pela Revista Ecológico:

 

Felicidade

“Ser feliz é o melhor negócio que você pode fazer na vida. Quem está satisfeito com o que é e faz cresce profissionalmente e consegue ganhar mais. O lucro é consequência da sua felicidade.”

“Ninguém aumenta a própria eficiência e a produtividade geral da empresa quando se sente descrente, impotente e infeliz.”

“É a satisfação de cada pessoa que, em conjunto, gera a prosperidade do grupo. A felicidade é lucrativa para todos.”

“Você não pode se conformar com a infelicidade. Ser feliz tem de ser a regra, não a exceção. A felicidade dá lucro sim.”

Lucro

“A melhoria contínua é contagiante e incontrolável: um resultado provoca outras consequências positivas; um efeito colateral gera mais dois ou três; uma pessoa estimula as outras, e nós ficamos mais felizes, porque todos lucram.”

Exemplo

“Reconheça publicamente e garanta que aqueles que fazem o melhor sejam reconhecidos por todos. O exemplo constrói uma corrente muito positiva e faz com que outras pessoas também saiam da inércia.”

Se você quer que seu time tenha determinada atitude, seja sempre o primeiro a dar o exemplo. Não adianta cobrar sem antes oferecer o modelo.”

Autonomia

“Ter autonomia é ser protagonista da sua vida e avançar na direção dos seus próprios sonhos.”

“Se você quer ser feliz, o primeiro passo é romper a própria inércia. Pare de dizer que os outros são os responsáveis pelo que acontece em sua jornada. Você tem sua autonomia e toda a responsabilidade pela própria vida.”

Delegar

“Aprender a delegar é uma forma de o líder estimular o desenvolvimento da autonomia nas pessoas de sua equipe.”

“Elimine a centralização do poder, o individualismo e o imediatismo. Abra espaço para a valorização das pessoas, a participação genuína e o coletivismo.”

“Quando você descentraliza o poder, valoriza, respeita e cuida das pessoas, um dos resultados positivos é a oferta absolutamente igualitária de oportunidades – sem preconceitos e com meritocracia.”

Planejamento

“Planejar é se antecipar aos fatos. É ver o fim desde o começo. Defina primeiro onde quer chegar e depois trace a trajetória de trás para a frente, etapa por etapa. Esse é o melhor jeito para viabilizar e superar metas.”

“Por mais que os planejadores saibam calcular riscos e avaliar incertezas, a gestão da empresa (e da sua vida) nunca será absolutamente racional e previsível. Por isso, mais cedo ou mais tarde, o melhor plano precisará ser revisto, flexibilizado e adaptado. Mudar de ideia pode ser nobre; desistir, nunca.”

 

Colaborador

“Não chamo ninguém de funcionário, porque o que ‘funciona’ é máquina. Quem trabalha comigo dá sua contribuição diária para o próprio sucesso e para o negócio. Por isso, chamo de colaborador e espero bem mais do que a simples retribuição pelo salário recebido a cada mês. Os resultados mútuos são incríveis!”

Líder

“O melhor líder oferece o seu melhor e recebe o melhor dos outros. Assim, ele desenvolve e atrai os colaboradores com alto desempenho, com autonomia e que são protagonistas do

próprio sucesso.”

“O líder não é ‘bonzinho’, não é condescendente, não deixa para lá, não esquece, não finge que não viu.”

“Seu dia a dia de trabalho deve ter um propósito maior do que simplesmente ‘ganhar a vida, pagar as contas e sobreviver’. É inspirar as pessoas na busca da própria felicidade. Aja assim, mesmo que ainda não seja um gestor. Se assumir seu protagonismo, logo será um líder.”

 “Para liderar, o primeiro passo é manter aberto um canal de escuta ativa. Todo colaborador pode e deve expressar sua opinião, sugestão, crítica ou reivindicação. O líder ouve tudo e age com interesse genuíno, sem ser paternalista.”

“O diálogo franco e aberto depois, entre o líder e sua equipe, tem de ser sistemático. Conversar de vez em quando não adianta – defina uma periodicidade e a cumpra.”

“O chefe paternal quer ajudar, mas acaba aumentando o problema; o líder indica o caminho para a pessoa encontrar a melhor solução viável, andando com as próprias pernas.”

Sucesso

“Metas muito bem definidas são o primeiro passo para o sucesso.”

“O pacto que se estabelece entre líder e colaborador tem a seguinte regra implícita: a meta é NOSSA. O sucesso vai ser atribuído ao colaborador. Se alguma coisa der errado, o líder sempre será o responsável.”

Erro x Inovação

“Não fico nem um pouco satisfeito quando uma meta não é alcançada ou superada. Só que, em vez de sentir raiva ou de procurar o culpado, minha reação é buscar uma saída. Aprender com o erro, e não repeti-lo mais pode ser uma oportunidade de inovação.”

“Quando erro, assumo as consequências negativas e penso: ‘Desse erro me livrei’.”

“Toda vez que você propõe algo diferente e inovador – mesmo que seja simples e pareça óbvio –, as pessoas vão oferecer alguma resistência. É da natureza humana, e o líder não pode ignorar a tendência à inércia nos outros nem em si mesmo.”

Relacionamentos

“Na posição de CEO, dedico 70% da minha agenda aos relacionamentos. Sobram 30% para cuidar da estratégia, das finanças, enfim, para fazer com que a empresa permaneça nos trilhos da boa governança.”

“A coerência entre o discurso e a prática é a base da construção de relações de confiança.”

Comportamento

“Conforme avança na carreira, você vai precisar cada vez mais das competências comportamentais e cada vez menos das técnicas.”

Tempo

“A tão alegada falta de tempo é apenas mais um dos disfarces da inércia. Abra espaço na agenda para estar mais próximo e conquistar a confiança dos integrantes da sua equipe.”

Insatisfação

“Se a insatisfação dos colaboradores mata uma empresa aos poucos, a dos clientes pode matá-la instantaneamente!”

Coração

“A naturalidade facilita a confiança. Abra o coração e deixe os outros perceberem que você também é humano.”

“Respeitar é olhar no olho, falar com o coração, estar presente e tratar as pessoas sem distinção. Primeiro, respeite a si mesmo e seus próprios valores. Depois, estenda esse respeito ao próximo, aos seus valores e crenças.”

Conhecimento

“Ninguém é dono de nada. Temos de ser e não apenas ter. Tudo o que for criado, qualquer novo conhecimento, deve ser compartilhado com todos e por todos.”

Dinheiro

“Não há dinheiro no mundo que pague o sacrifício de trabalhar em um emprego que a gente detesta. Não adianta, você pode fazer todo o esforço e receber o maior salário do mundo, mas vai continuar infeliz.”

“Quando os recursos financeiros estão escassos, o melhor é aumentar o investimento em inteligência.”

“Já vi programas de retenção de talentos virarem um saco sem fundo: quanto mais se investe para criar uma algema de ouro e reter os profissionais, menos eles ficam satisfeitos com a política de remuneração.”

“Um salário maior pode ter um efeito positivo, provável e desejável do seu engajamento no trabalho diário, mas é passageiro. O dinheiro não

é o único objetivo – nem da pessoa nem

da empresa.”

 Eficiência

“Está mais do que provado: a melhor resposta paraa necessidade de aumentar a eficiência de um negócio não é a gestão do ‘corta-corta’.”

Gestão

“A nova filosofia de gestão desmente os seguintes ditados: ‘Manda quem pode, obedece quem tem juízo’; ‘Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’. E, no nosso dia a dia, eliminamos também o ‘Tudo que é bom é mais caro’ e o ‘Em time que está ganhando não se mexe’. Grandes equívocos.”

Encantamento

“Encantar o colaborador e fazer com que ele permaneça na empresa por livre e voluntária escolha exige pouco dinheiro e muito interesse genuíno por parte dos líderes.”

Evolução

“A inércia é a maior adversária da melhoria contínua. É a morte em vida. O que não está em evolução já está involuindo. O que fica estagnado não é sustentável.”

Fidelidade

“Os clientes são naturalmente fiéis às marcas que oferecem qualidade por preço competitivo - desde - que não causem danos colaterais às pessoas e ao ambiente.”

 Celebrações

“É possível sonhar mais alto e querer que o local de trabalho seja uma grande família. Envolva os familiares do seu time nas celebrações. Procure encantar também as pessoas que contribuem para que a esposa, o marido, os pais e os filhos cheguem diariamente motivados para trabalhar.”

“Comemore muito; cada pequena conquista deve ser comemorada.”

Alma viva

“Não faça mais aquela tradicional separação entre vida pessoal e vida profissional. Você é o que é dentro e fora do trabalho. Por isso, para vencer, goste de quem é e do que faz e seja feliz.”

“Ser feliz é o melhor negócio. O lucro é mera consequência de se acreditar e praticar isso.”

“Uma frase não sai da minha memória: o corpo e a alma não morrem juntos. Em algumas pessoas, a alma morre muito antes do corpo. O trabalho criativo, realizador e prazeroso mantém a alma viva.”

Saiba mais

Quem é ele

Márcio Fernandes nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, em 1975. Filho de um metalúrgico e uma cabeleireira, seu primeiro trabalho foi como empacotador em uma rede varejista, aos 12 anos. Atuou em grandes empresas antes de ingressar na Elektro, em 2004, como gerente de controladoria. Transitou por diversas áreas até assumir a presidência da empresa em 2011, aos 36 anos. É graduado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, com MBA em Controladoria pela FEA- USP e passagens por Stanford, Insead e IMD.

Quem é ele

 

Márcio Fernandes nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, em 1975. Filho de um metalúrgico e uma cabeleireira, seu primeiro trabalho foi como empacotador em uma rede varejista, aos 12 anos. Atuou em grandes empresas antes de ingressar na Elektro, em 2004, como gerente de controladoria. Transitou por diversas áreas até assumir a presidência da empresa em 2011, aos 36 anos. É graduado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, com MBA em Controladoria pela FEA- USP e passagens por Stanford, Insead e IMD.

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