Terça, 02 de janeiro de 2018

Entre carros e mudas

Primeira fábrica criada após a fusão entre a Fiat e a Chrysler, o Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco, ganha destaque por seu compromisso com a sustentabilidade em todas as suas dimensões

Luciana Morais (*) De Goiana (PE) - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
Crianças e adolescentes de es¬colas vizinhas participam das ações de educação ambiental por meio de visitas guiadas à fábrica e ao viveiro. Foto: Divulgação

Crianças e adolescentes de es¬colas vizinhas participam das ações de educação ambiental por meio de visitas guiadas à fábrica e ao viveiro. Foto: Divulgação

Fazer renascer a Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do Bra­sil, investindo em gestão am­biental e demonstrando cuida­do com as pessoas. É assim que a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) está escrevendo sua re­cente – e sustentável – história no município de Goiana, dis­tante 62 quilômetros de Recife, em Pernambuco.

Inaugurado em 2015, o Polo Automotivo Jeep, onde a empre­sa produz os modelos Renegade, Compass e a picape Fiat Toro, se consolida como referência de in­teração com o meio natural e a co­munidade do entorno, por meio de projetos e práticas centrados no tripé da sustentabilidade.

Exemplo disso é o “Programa Biodiversidade”, que está fazen­do renascer a Mata Atlântica na região onde foi construída a fábrica e, desde os tempos do Brasil Colônia, imperava a mo­nocultura da cana-de-açúcar, agravada pelo desmatamento e pelo consequente desapareci­mento de espécies.

O programa tem parceria com universidades federais pernambucanas e envolveu um amplo estudo bibliográfico e de campo sobre a fauna e a flora de cinco municípios: Goiana, Igarassu, Abreu e Lima, Itama­racá e Paulista, todos na Zona da Mata Norte. Como resulta­do, mais de 60 mil mudas, de 289 espécies, 27 delas em risco de extinção, foram plantadas e vicejam nos jardins, rotatórias e entorno da montadora.

As mudas são produzidas no maior viveiro de Mata Atlânti­ca do Nordeste, construído pela Jeep numa área de um hectare e abastecido com água de reúso vinda da própria fábrica. Dividi­do em quatro módulos, o vivei­ro é um oásis de vida, de verde e também funciona como sala de aula a céu aberto.

Crianças e adolescentes de es­colas vizinhas participam das ações de educação ambiental por meio de visitas guiadas à fábrica e ao viveiro. Plantam mudas de espécies nativas e se tornam multiplicadores de uma nova consciência ambiental em suas comunidades e famílias. Eles são acompanhados por pro­fessores que também recebem uma cartilha com sugestões de atividades didáticas a serem rea­lizadas no dia a dia escolar.

CRISTIANO FELIX: gestão com metas claras e compromisso com o futuro


Fôlego Esperança

Além de espécies arbóreas, como o pau-brasil (Paubrasilia echina­ta) e o pau-de-jangada (Helio­carpus popayanensis), ervas me­dicinais e flores coloridas, como a alamanda (Allamanda cathar­tica), atraem a atenção tanto de visitantes quanto de borboletas e passarinhos. A restauração flo­restal promovida pela montadora se reflete também no reapareci­mento de animais de grande por­te, como a jaguatirica, flagrada por câmeras de monitoramento.

A responsável pelo Programa de Biodiversidade, Danúbia Lima, explica que os locais de plantio das mudas são escolhidos de for­ma estratégica, com vistas à for­mação de corredores ecológicos destinados a conectar remanes­centes de vegetação nativa e in­crementar gradativamente o fluxo da fauna em seu hábitat natural.

Outro bônus ambiental é o au­mento do conforto térmico, bem como a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. “Esse é um trabalho apaixonante e mui­to gratificante, pois a cada dia vemos frutificar resultados e con­quistas importantes tanto para a natureza quanto para nós. Passar parte do meu tempo aqui, com as crianças, me faz voltar para a fábrica com fôlego e esperança renovados”, comemora Danúbia, minutos depois de se despedir de mais uma turma de estudantes.

“O Polo Automotivo Jeep tam­bém é uma fábrica de mudas. Nossa meta é plantar 208 mil no­vas árvores até 2024, fomentando a criação de 304 hectares de áreas verdes e corredores ecológicos”, ressalta o engenheiro belo-hori­zontino Cristiano Felix, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segu­rança do Trabalho da FCA para a América Latina.

Pós-graduado em Engenharia Ambiental e entusiasta da ecoefi­ciência, Felix faz questão de frisar que o Programa de Biodiversida­de é uma iniciativa voluntária da montadora. “Nada está atrelado a exigências do processo de licen­ciamento ambiental. É compro­misso da Jeep impulsionar trans­formações relevantes em toda a região, demonstrando em cada iniciativa promovida o empenho na melhoria dos nossos proces­sos e, sobretudo, o nosso dese­jo de contribuir para um futuro mais digno e sustentável para to­dos”, conclui.

Fique por dentro

* Sétimo maior fabricante mundial de automóveis, o grupo FCA desenvolve, projeta, fabrica e vende automóveis, veículos comerciais leves, componentes e sistemas de produção. Tem unidades produtivas em 40 países e presença comercial em aproximadamente 150 países, com as seguintes marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Ram, SRT e Maserati, além de Mopar (peças e serviços).

* Desde 2009, a FCA integra o Índice Dow Jones como uma das empresas mais sustentáveis do setor automotivo, graças às suas soluções inovadoras para mobilidade, tecnologia verde em suas plantas, suporte às comunidades locais e redução do impacto ambiental em seus processos e produtos.

Raio-X do Pollo  Automotivo Jeep

Localização: Goiana (às margens da BR-101)

Área: 11 milhões de m2, 530 mil m2 de área construída (260 mil m2 da planta Jeep e 270 mil m2 do Parque de Fornecedores, que abriga 16 empresas responsáveis por 17 linhas de produtos)

Capacidade: com flexibilidade para fabricar diversos modelos simultaneamente (foto), tem capacidade instalada para 250 mil veículos/ano

Total de colaboradores: 8.500, 85% deles pernambucanos

Média de idade entre os colaboradores: 29 anos

 

Entenda melhor

Consciente de que a educação é o motor de transfor­mação humana e pessoal, o Polo Automotivo Jeep criou o Projeto Rota do Saber. Seu foco é a qualificação de ges­tores pedagógicos e professores de escolas públicas do ensino fundamental. A montadora oferece a metodologia, desenvolvida pela ONG Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e, por meio dela, contribui para elevar o principal indica­dor de qualidade do ensino no Brasil: o Índice de Desen­volvimento da Educação Básica (Ideb), que expressa os resultados da aprendizagem e da taxa de aprovação dos alunos, numa escala que varia de zero a 10.

Atualmente, seis cidades participam do Rota do Saber: Goiana, Igarassu (foto), Paulista e Itambé, em Pernambuco; Alhandra e Caaporã, na Paraíba, abrangendo 183 escolas, 1,1 mil educadores e 30 mil alunos. Em Igarassu, primeiro município a receber o projeto, o indicador do ensino fundamental 2 (5º ao 9º ano) subiu de 3,9 (em 2013) para 4,2 (em 2015), representando uma evolução de 25%.

O índice de reúso de água no Polo Jeep está entre os maiores do Brasil: 99,4%. Em um mês, cerca de 28 mil m³ (o equivalente a oito piscinas olímpicas) deixam de ser captados da rede pública de abastecimento. O consumo de água por veículo produzido caiu 47%, em um ano.

A fábrica também é “aterro zero”. Desde outubro de 2015, 100% dos resíduos gerados, inclusive no Parque de Fornecedores, seguem para a Ilha Ecológica. Após triagem, compactação ou trituração são enviados para reciclagem e reutilização. O trabalho é feito por 70 profissionais, que atuam no gerenciamento de 64 mil toneladas/mês de 114 tipos de resíduos, em três turnos. Um diferencial da ilha é a reciclagem de isopor. A tecnologia, criada pela FCA há 20 anos, reduz em 50 vezes o volume do material, que se transforma em pequenas peças plásticas e é usado como matéria-prima para a fabricação de canetas e capas de CDs. 

* A repórter viajou a convite da Jeep/FCA.

Saiba mais

www.mundofca.com

 

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição