> Edições Anteriores > Fora lixão! > Carta do Editor

Segunda, 21 de maio de 2018

Nem tudo é lixão

Hiram Firmino - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
Vem aí mais uma edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, sob o tema, este ano, de “A Sustentabilidade na Floresta, no Campo e na Cidade - De Chico Mendes a Chico Bento”

Vem aí mais uma edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, sob o tema, este ano, de “A Sustentabilidade na Floresta, no Campo e na Cidade - De Chico Mendes a Chico Bento”

É o que você vai conferir, caro leitor, caro internauta, na segunda reportagem da série “O Ambientalista”, sobre o fim em transe do Lixão Estrutural de Brasília, até então a maior montanha de lixo da América do Sul e a segunda do planeta. Isso significa que, por mais sujos que sejamos com a natureza e conosco mesmo, a limpeza, começando pela ética ecológica, sempre vem. E vence, custe o que custar.

Essa esperança nossa, teimosa que nem burro empacado, também reportada nesta edição, revela o que de verde aconteceu com a histórica Usiminas, em Ipatinga, no Vale do Aço. Já chamados de “Cubatão” mineira, tamanha a devastação e poluição do ar, hoje o município e a siderúrgica são referência de desenvolvimento sustentável no país. Não se tem notícia de outro parque industrial brasileiro com mais árvores plantadas interna e externamente, em meio aos seus altos-fornos. Idem a cidade, é hoje detentora dos maiores índices de áreas verdes por habitante do país – nada menos que 125 m2, quando o mínimo recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 12 m2 de área verde por habitante.

Nem tudo, enfim, está perdido. Você vai ver nesta nossa edição outonal, já quase virando inverno, que a hidroponia (técnica de cultivo agrícola sem solo) é realidade crescente no país. Vai perceber que Guimarães Rosa continua nos passando a sua receita de como praticar a medicina pelo viés da ecologia humana em todo o Grande Sertão: Veredas que ainda não secou de vez. E que também temos a presença de Anita Roddick, fundadora da The Body Shop, uma das maiores redes de cosméticos produzidos de maneira sustentável do mundo, recentemente comprada pela Natura. Temos o seu pensamento, in memoriam, sobre como sermos empreendedores e consumidores e, ao mesmo tempo, éticos com o planeta.

E para terminar: a convocação para mais uma edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, sob o tema, este ano, de “A Sustentabilidade na Floresta, no Campo e na Cidade - De Chico Mendes a Chico Bento”. Ou seja, já passados 30 anos do seu covarde assassinato, o líder seringueiro não morreu em vão. Ele será relembrado ao lado de Chico Bento, personagem ecológico criado pelo cartunista Mauricio de Sousa que, 16 anos antes da realização da ECO/92 no Brasil, se juntou à Turma da Mônica em defesa da natureza rural.

Não à toa, nem sem precisão, como se diz na roça, no agronegócio e na realidade urbana das nossas cidades, as inscrições e indicações à maior e mais jornalística premiação ambiental do país (vide regulamento no site www.premiohugowerneck.com.br) já estão abertas desde o último 22 de maio, “Dia Internacional da Biodiversidade”.

A porteira dos bons exemplos ecológicos não se fechará mais. Essa é a nossa esperança comum.

Boa leitura!

Até 05 de junho, que não vai ter lua cheia. Mas será mais um “Dia Mundial do Meio Ambiente”. É quando, com o mesmo vislumbre de esperança, estaremos nas bancas ou no seu celular, com mais uma edição especial comemorativa da sua Ecológico.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição