Segunda, 21 de maio de 2018

Sebrae hídrico

Campanha digital lançada pela instituição incentiva cidadãos, consumidores, empresários e empreendedores a se manifestarem sobre a relação com a água em suas vidas e atividades

Bia Fonte Nova - redacao@revistaecologico.com.br



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Para ajudar na conscientização em prol do uso racional nas empresas, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) lançou a campanha digital #eumeimporto

Para ajudar na conscientização em prol do uso racional nas empresas, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) lançou a campanha digital #eumeimporto

A escassez de água afeta 40% da população mundial. No Brasil, ela já impacta diretamente os pequenos negócios e, em Minas Gerais, o cenário não é diferente. Levantamento feito pelo Sebrae revela que 17% das Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras foram atingidas pelo desabastecimento de água em 2017. Dessas, 54% adotaram alguma ação para reduzir o consumo.

O estudo mostra ainda que 40% dos empresários mineiros temem enfrentar racionamento de água ao longo deste ano. Para ajudar na conscientização em prol do uso racional nas empresas, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) lançou a campanha digital #eumeimporto. O objetivo é mobilizar a sociedade em torno do tema água, mostrando o que cada um pode fazer.

“Está na hora de admitirmos a nossa relação com a água. Vamos estimular as pessoas a falarem sobre como se relacionam com esse bem vital e também como a valorizam em seu dia a dia. As frases vão refletir como somos e vivemos, seja como cidadãos, consumidores, empresários ou trabalhadores”, explica Jessica Ferrari, analista e coordenadora da campanha digital do CSS.

O hotsite da campanha (www.reflexodenos.com.br) também traz dados sobre consumo de água, dicas de boas práticas e conteúdos desenvolvidos pelo CSS voltados à conscientização e orientação dos pequenos negócios. A iniciativa se justifica. Afinal, 98% das empresas brasileiras são micro e pequenas, ou seja, fundamentais para a economia e também para o desenvolvimento sustentável brasileiro.

 

Histórias inspiradoras

Apesar do cenário de escassez hídrica preocupante em diferentes regiões brasileiras, há bons exemplos de iniciativas adotadas por micro e pequenas empresas. Muitas estão revendo práticas produtivas, investindo em tecnologias e também em soluções simples para economizar água tratada e dar um basta no desperdício e na ineficiência de uso.

São muitas as histórias que podem servir de inspiração para outros empreendedores. É o caso da Chega Lá na Filó, localizada no Bairro Santo Antônio, em Pirapora, no Norte de Minas. Há dois anos e meio no mercado, a hamburgueria tem como diferencial a produção de sanduíches artesanais, com o uso de ervas frescas cultivadas no próprio local, beijus (tapiocas) e “burgueju”.

A sustentabilidade também está presente na decoração do ambiente, que tem mesas, cadeiras e balcões feitos de pneus e paletes usados, além de caixotes de madeira que servem de nicho para bonsais e plantas, conta o proprietário Thiago Abreu de Sá, que tem três funcionários. A economia de água é outro destaque. Thiago adotou uma medida simples, mas que garante redução média de mais de 30% na conta mensal.

“Colocamos duas garrafas plásticas de um litro cada, cheias de areia dentro da caixa acoplada. Elas ocupam o espaço que seria da água, fazendo com que o reservatório se encha mais rapidamente. Com isso, evitamos o gasto desnecessário, sem impactar a eficiência da descarga, economizando dois litros de água cada vez que ela é acionada.”

A horta vertical, de onde saem todos os temperos para o preparo dos sanduíches, também chama a atenção dos clientes. “Temos ainda uma composteira orgânica e, com ela, convertemos todo o nosso lixo orgânico em adubo para as plantas”, explica Thiago. Em 2016, a Chega Lá na Filó participou do Festival de Gastronomia de Pirapora e ficou em segundo lugar com o sanduíche gourmet “Burgueju”, que combina tapioca e tilápia, entre outros ingredientes.

Para 2019, a meta é transferir o negócio para uma nova sede, usando contêineres e com o mínimo possível de construção em alvenaria. “Já compramos o terreno e estamos na fase de elaboração do projeto com o arquiteto. Nosso objetivo é seguir avançando. Na nova sede, queremos coletar água da chuva e produzir nosso próprio gás de cozinha por meio de um biodigestor”, conclui Thiago.

 

Fique por dentro

Panorama hídrico

Em 2025, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 1,8 bilhão de pessoas viverão em países ou regiões com escassez absoluta de água.

Segundo pesquisa do Sebrae, 31% dos pequenos negócios devem ser afetados pela falta de água em 2018. O impacto deve ser maior nos empreendimentos da região Centro-Oeste, onde 44% dos empresários acreditam que sofrerão com a falta d’água.

Empresários do Distrito Federal (53%) e de Goiás (55%) são os que têm maior expectativa de sofrer com a escassez hídrica.

O levantamento foi feito em outubro, com 5.867 empresários de micro e pequenas empresas de todas as unidades federativas.

Saiba mais

Entenda melhor

A campanha digital “Eu me importo” é nacional e totalmente aberta à manifestação de cidadãos, consumidores, empresários e empreendedores a respeito da água em suas vidas e atividades empresariais.

“Eu me importo com o desperdício de água”, “Eu me importo com o reúso de água”, “Eu me importo com a poluição dos rios”, “Eu me importo com o modo com que as marcas, que compro, usam a água na produção” são alguns exemplos de frases que a iniciativa pretende captar nas redes sociais: Facebook e Instagram. As manifestações devem ser feitas via #eumeimporto.

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